Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de traumas mamilares e fatores relacionados em puérperas assistidas em um hospital de ensino

Resumo

Objetivos:

Estimar a prevalência de traumas mamilares e correlacionar a sua ocorrência com fatores sociodemográficos e obstétricos em amostra de puérperas assistidas em um hospital de ensino.

Método:

Estudo quantitativo, transversal realizado com 320 puérperas assistidas no Alojamento Conjunto, no período de outubro de 2015 a março de 2016.

Resultados:

A prevalência de trauma mamilar na amostra foi de 35,3% e apenas a experiência prévia com aleitamento comportou-se como fator de proteção para o trauma. Não foram encontradas associações estatísticas com outras variáveis.

Conclusões e implicações para a prática:

Os dados apresentados possibilitaram delinear um perfil das puerpéras assistidas em um hospital de ensino, assim como a caracterização da ocorrência dos traumas mamilares. A partir deste perfil poderão ser instituídas orientações sobre o tema tanto na instituição que foi realizado o estudo, quanto em outras instituições, já que a partir da literatura, identifica-se a necessidade desta orientação em diferentes contextos e instituições.

Palavras-chave:
Aleitamento Materno; Desmame; Prevalência

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com