Acessibilidade / Reportar erro

Preparo de alta de familiares de crianças em uso de antibiótico: contribuições da enfermagema a Artigo extraído do Trabalho de Conclusão do Curso de graduação, denominado "A equipe de enfermagem no preparo dos familiares para a alta hospitalar da criança em uso de antibiótico", de autoria de Luciana Lima Alves, sob a orientação de Liliane Faria da Silva; apresentado ao Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Integral da Criança e Adolescente (NUPESICA) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, no 1º semestre de 2018.

Resumo

Objetivo:

Descrever o preparo de alta de familiares de crianças hospitalizadas para a continuidade da antibioticoterapia no domicílio, na perspectiva dos profissionais de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa descritiva, realizada na enfermaria de um hospital pediátrico do Rio de Janeiro. Quinze profissionais de enfermagem participaram da entrevista semiestruturada, entre abril e maio de 2018, e os dados foram submetidos à Análise Temática.

Resultados:

Emergiram as seguintes unidades temáticas: Preparo de alta dos familiares como um momento pontual; Profissionais envolvidos no preparo de alta dos familiares; Estratégias educativas no preparo de alta dos familiares; e Comunicação entre profissionais no preparo de alta dos familiares.

Conclusão e implicações para a prática:

É preciso sistematização do processo de alta da criança que deixa o hospital para completar esquema terapêutico de antibiótico no domicílio, para assim evitar uso inadequado e falhas na terapêutica.

Palavras-chave:
Saúde da Criança; Alta do Paciente; Cuidadores; Antibiótico; Segurança do Paciente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com