SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Fatores contribuintes para consolidação da cultura de segurança do paciente no âmbito hospitalarA incerteza na doença critica e o imprevisto: mediadores importantes no processo de comunicação enfermeiro-família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

AGUIAR, Francisca Alanny Rocha et al. Formação profissional e violência sexual contra a mulher: desafios para a graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.1, e20190135.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0135.

Objetivos:

Compreender os sentidos da violência sexual contra a mulher na visão de alunos, professores e gestores universitários da graduação em Enfermagem; e entender de que modo os conteúdos sobre esta temática são abordados nos cursos de graduação em Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior.

Método:

Estudo qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu no período de março a novembro de 2018, por meio de entrevistas com dez discentes, dez docentes e sete gestores de duas Instituições privadas. Os dados foram tratados pela modalidade de conteúdo temática, com referencial teórico-analítico da 'violência de gênero' e 'cultura do estupro'.

Resultados:

O tema é abordado de forma fragmentada em diferentes contextos acadêmicos, o que leva à reflexão da temática na formação do enfermeiro, estendendo-se à sua atuação profissional.

Conclusão e implicações para a prática:

As possibilidades de incorporação do tema nos cenários de ensino-aprendizagem e nas práticas convergem para a abordagem do conteúdo sobre os diferentes tipos de violência nas disciplinas da graduação, com ações educativas junto à população potencializando a desconstrução da cultura de subordinação feminina. Ademais, o estudo alinha-se ao momento oportuno em que se discute a reorientação das diretrizes curriculares para os cursos da saúde.

Palavras-chave : Violência contra a mulher; Educação superior; Formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )