Acessibilidade / Reportar erro

Ressignificando teoria dos vínculos profissionais no trabalho em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Construir novos significados para os conceitos da Teoria dos Vínculos Profissionais junto a equipe de enfermagem no micro espaço de trabalho.

Método:

Qualitativo, descritivo e exploratório, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Participaram do estudo oito enfermeiras assistenciais de cenários distintos do cuidado. A coleta dos dados se deu pela técnica de grupo focal e análise pela proposta operativa de Minayo.

Resultados:

No início da ressignificação surgiram algumas fragilidades para aplicação da teoria, entre elas: falta de tempo e espaço físico para reunirem-se com as equipes, inexperiência com abordagem e técnicas de dinâmica grupal. A espiritualidade e gestão de conflitos emergiram no discurso coletivo contribuindo para aperfeiçoamento da teoria.

Conclusões e Implicações para a prática:

A partir da aplicação da teoria, evidenciaram-se lacunas a serem superadas tanto no âmbito relacional, técnico e pessoal, permitindo que cada enfermeira visualizasse como se dá seu processo de trabalho. Possibilita um exercício reflexivo sobre o fazer e o alcance do trabalho em grupo e sobre a ação e discurso das enfermeiras na gestão das relações interpessoais. Por meio dos novos conceitos que se agregaram à teoria, pode constituir um modelo de gestão para o trabalho em enfermagem.

Palavras-chave:
Vínculos; Teoria; Relações interpessoais; Equipe de enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com