RESUMO
Objetivo:
refletir sobre a integração das Teorias Transcultural de Leininger e a do Cotidiano de Heller, no suporte ao cuidado a idosos com Doença de Alzheimer.
Método:
estudo de reflexão, guiado a partir das percepções das pesquisadoras, ao compreenderem, no desenvolvimento de ações, a congruência entre as teorias. Como procedimentos, foram analisados estudos sobre o tema, nos campos da enfermagem e do serviço social.
Resultados:
texto organizado em duas partes: Cuidado Cultural a idosos com Doença de Alzheimer e Cotidianidade do Cuidado a idosos com Doença de Alzheimer. O respeito aos aspectos culturais e a imediata resolução dos problemas de idosos com Doença de Alzheimer são ações interdisciplinares integradas no contexto do cuidado, a partir dos pressupostos de Leininger e Heller, neste cenário, utilizadas como alicerce para melhorias da assistência a pacientes.
Conclusões e Implicações para a prática:
a interdisciplinaridade do cuidado em Heller e Leininger é explicada pela aproximação ao contexto social, com elementos comuns. Juntas, as teorias proporcionam melhor resposta à promoção do bem-estar de idosos com Doença de Alzheimer e respectivos entornos. A congruência das teorias implica cuidado integral, sólido, envolve ações concretas, baseadas em pressupostos diferentes, que se fortalecem quando se juntam, beneficiando pacientes e cuidadores, com cuidado individualizado e diferenciado.
Palavras-chave:
Enfermagem Geriátrica; Cuidados de Enfermagem; Saúde do Idoso; Doença de Alzheimer; Serviço Social.