SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Knowledge of primary health care nurses about risk factors of acute kidney injuryAnalysis of the concept of comfort: Contributions to the diagnosis of Readiness for enhanced comfort author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

LINHARES, Shirley Ribeiro dos Santos  and  PAZ, Elisabete Pimenta Araújo. A vivência do tratamento de tuberculose em unidades de Saúde da Família. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.2, e20190209.  Epub Feb 27, 2020. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0209.

Objetivo

Compreender a vivência dos portadores de tuberculose referente aos cuidados recebidos durante o tratamento e sua relação com os profissionais de saúde.

Método

Pesquisa fenomenológica realizada com 27 portadores de tuberculose em unidades de Estratégia de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas analisadas pelo referencial Heideggeriano.

Resultados

A análise evidenciou que os usuários estão dispostos no modo de ser da inautenticidade característica dos serviços de saúde; o temor existencial da morte domina o cotidiano dos doentes e os mantêm seguindo o tratamento.

Considerações finais e implicações para a prática

Existe a possibilidade de se efetivar um cuidado que integre o conhecimento técnico capaz de dominar o modo de ser dos profissionais na dimensão subjetiva de quem precisa do tratamento, superando a tradição ôntica do cuidado inautêntico para o cuidado autêntico, que libera o outro para a cura.

Keywords : Tuberculose; Enfermagem; Estratégia Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )