Acessibilidade / Reportar erro

Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamentoa a Artigo extraído da dissertação de mestrado: “Do viver aprisionado à liberdade de ser si-mesmo: vivências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento educativo”. Defendida em 2016 por Camila de Souza Costa, sob orientação da Professora Doutora Luciana de Lione Melo. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Campinas.

Libre para ser sí-mismo: experiencias de adolescentes con enfermedades crónicas de piel en campamento

Resumo

Objetivo

compreender as experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele que participaram de acampamento.

Método

estudo fenomenológico, com seis adolescentes com diagnóstico de doença crônica de pele, participantes de acampamento no Brasil. Coleta de dados: foram realizadas entrevistas fenomenológicas, no período de julho de 2015 a janeiro de 2016.

Resultados

três categorias temáticas emergiram e possibilitaram a compreensão do fenômeno. Participar do acampamento acarreta mudança na vida dos adolescentes e em seus modos-de-ser no mundo cotidiano. Impulsiona-os a refletir sobre o estigma já vivenciado anteriormente e as novas experiências, após participarem do acampamento, os auxilia no enfrentamento dos desafios da própria vida de maneira mais otimista.

Conclusão

Para os adolescentes, a experiência de participar do acampamento é transformadora, devido à possibilidade do encontro com pares e de vivenciar um ambiente livre de preconceito, permitindo ao adolescente ser si-mesmo.

Implicações para prática

Os acampamentos promovem interação entre pares, sendo estratégias acessíveis para profissionais de saúde, especialmente aos enfermeiros. Intervenções que, de fato, promovam assistência integral à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas de saúde e seus familiares, além da articulação entre serviços de complexidades distintas e seus profissionais de saúde, podem garantir o acesso ao cuidado de qualidade.

Palavras chaves:
adolescente; doença crônica; pele; enfermagem pediátrica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com