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Desenvolvimento de atividades de estímulo cognitivo e motor: perspectiva de idosos institucionalizados

Desarrollo de actividades de estímulo cognitivo y motor: perspectiva de las personas mayores institucionalizadas

RESUMO

Objetivo

Analisar o desenvolvimento de atividades de estímulo cognitivo e motor na perspectiva de idosos institucionalizados.

Método

Pesquisa qualitativa com 13 idosos institucionalizados de um munícipio do Paraná, Brasil. Realizaram-se atividades de estímulo cognitivo e motor e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à Análise de Similitude por meio do software IraMuTeQ®.

Resultados

A representação gráfica formada pela zona central “atividade” ligada às zonas periféricas “cabeça”, “bom”, “difícil” e “fácil”, evidenciou a percepção dos idosos sobre os benefícios das atividades. Os idosos consideraram que as atividades, especialmente as de estimulação motora, geram benefícios para a saúde, pois promovem o exercício corporal. O estímulo cognitivo foi relacionado à melhoria do desempenho de habilidades como memória, raciocínio, concentração e atenção. Identificou-se que na categoria de estímulo motor, existem diferentes graus de dificuldade entre os idosos, relacionado ao declínio funcional que estes apresentam. Ainda, as atividades proporcionaram momentos de lazer para os idosos.

Considerações finais e implicações para a prática

O idoso institucionalizado vivencia uma rotina generalizada limitada às necessidades biológicas em detrimento do estímulo das funções cognitiva e motora. Essa estimulação é necessária, a fim de alcançar a integralidade da assistência à pessoa idosa.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso Institucionalizado; Cognição; Limitação da Mobilidade

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