SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Qualidade de vida e percepção do estado de saúde entre indivíduos hospitalizadosSistematização da assistência de enfermagem: a práxis do enfermeiro de hospital de pequeno porte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SALCI, Maria Aparecida et al. Significando o trabalho voluntário em casa de apoio oncológica. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.4, e20190334.  Epub 29-Jun-2020. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0334.

Objetivo

Compreender o significado atribuído pelas pessoas que desenvolveram trabalho voluntário em serviço de apoio oncológico.

Método

Trata-se de estudo qualitativo, que teve como referencial teórico o Interacionismo Simbólico, realizado com dez voluntárias em uma casa de apoio oncológica em um Município de médio porte localizado no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre junho e agosto de 2016 por meio de entrevistas abertas, organizadas com auxilio do software IRAMUTEQ e realizado analise de conteúdo temática.

Resultados

Como resultados, emergiram três categorias que discorrem sobre a motivação e o desejo de dedicar-se ao outro, os entraves no trabalho voluntario e o crescimento e satisfação pessoal na doação ao outro.

Conclusão e implicações para a prática

O trabalho voluntário envolve questões culturais, crenças, caridade e amor ao próximo, mas pode gerar sentimentos de sofrimento e impotência além de dificuldades financeiras para sua execução. Apesar das dificuldades encontradas, propicia reconhecimento pessoal e profissional a quem o realiza.

Palavras-chave : Voluntariado; Oncologia; Institutos de Câncer.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )