Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Escola Anna Nery
Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465
Abstract
SILVA, Camila Pureza Guimarães da et al. Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.4, e20190380. Epub July 03, 2020. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0380.
Objetivo
analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB).
Método
Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano.
Resultados
As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada.
Conclusão e implicações para a prática
a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde.
Keywords : História da Enfermagem; Educação Continuada em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Sistema Único de Saúde.

