SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federalComportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

CORREA, Lilian de Oliveira et al. Acolhimento de enfermagem à pessoa vítima de acidente de motocicleta e ao familiar acompanhante. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.4, e20190367.  Epub 03-Jul-2020. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0367.

Objetivo

Conhecer como ocorre o acolhimento de enfermagem à pessoa vítima de acidente de motocicleta e ao seu familiar e a percepção dos mesmos e dos profissionais sobre as fragilidades no acolhimento.

Método

Estudo descritivo, qualitativo, realizado em um hospital público do Norte do Brasil. Participaram 10 enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem, 13 motociclistas vítimas de acidente e 13 familiares. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevista e observação não participante. Na análise, empregou-se Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados

Nos discursos dos profissionais, o acolhimento às pessoas vítimas de acidentes motociclísticos e familiares ocorre por meio da escuta, atendendo suas necessidades de conforto, permitindo ao familiar ficar junto no hospital. Entretanto, na observação constataram-se ações dos profissionais focadas nos aspectos físicos, desconsiderando a individualidade desta população. Quanto às fragilidades, os profissionais percebem a necessidade de melhores condições de trabalho; enquanto as pessoas vítimas de acidentes e familiares percebem mais investimento na estrutura do hospital e materiais. Profissionais, motociclistas vítimas de acidentes e familiares consideram que melhorar o acolhimento requer qualificação da equipe e agilidade no atendimento.

Conclusão e implicações para a prática

As deficiências no acolhimento de enfermagem implicam no comprometimento de gestores e profissionais do hospital para sua superação.

Palavras-chave : Enfermagem; Acidentes de Trânsito; Motocicletas; Acolhimento; Humanização da Assistência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )