Acessibilidade / Reportar erro

Estudos sobre a imagem das enfermeiras: cinco décadas entre a imagética e suas repercussões

Estudios sobre la imagen de las enfermeras: cinco décadas entre la imagen y sus repercusiones

RESUMO

Objetivo

Analisar a imagem da enfermeira na imprensa escrita nas décadas de 1930 a 1950 e suas repercussões nas décadas de 1970 a 1980.

Método

Estudo histórico-documental com abordagem qualitativa, que utilizou como fontes de dados às reportagens publicadas no Jornal baiano A Tarde nas décadas de 1930 a 1980, marcadas por importantes acontecimentos históricos nos cenários nacional e internacional, discussões sobre transformação da imagem e reconstrução da identidade profissional da enfermeira.

Resultados

Foram identificadas três representações centrais da enfermeira na impressa jornalística: a imagética religiosa e militar da profissão e as repercussões das imagens das enfermeiras como produto/produtoras de outras imagéticas que se escreveram no tempo histórico e que serão produtos de continuidades, rupturas e descontinuidades.

Conclusões e implicações para a prática

As imagens da enfermeira e suas repercussões são cocriações determinadas no campo social político e econômico que atravessa os tempos e a história estando relacionada aos interesses governamentais e de mercado.

Palavras-chave:
História da Enfermagem; Identidade de Gênero; Meios de Comunicação de Massa. Pesquisa Qualitativa; Categorias de Trabalhadores

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com