Acessibilidade / Reportar erro

Advocacia em saúde na enfermagem oncológica: revisão integrativa da literatura

Defensa de la salud en enfermería oncológica: revisión integradora de literatura

RESUMO

Objetivo

Identificar a produção científica acerca do tema advocacia do paciente por enfermeiros no contexto da oncologia.

Método

revisão integrativa com busca e seleção dos estudos primários realizadas em fevereiro de 2020 em quatro bases de dados relevantes na área da saúde: Lilacs, SciELO, Cochrane e PubMed. A amostra foi composta por 11 estudos de um universo de 395 artigos. Os 11 estudos foram agrupados em duas categorias.

Resultados

A partir da síntese das evidências foi possível elaborar as categorias conforme as temáticas mais abordadas, são elas: “Situações vivenciadas pelos pacientes e enfermeiros em que é necessária a advocacy” e “Estratégias que aprimoram o exercício de advocacy” que foi subdividida em três subcategorias: Self-advocacy; Sistemas de apoio e advocacy para os pacientes; Comunicação centrada no paciente (CCP) e Tomada de decisão compartilhada (TDC).

Conclusões e implicações para a prática

A importância do exercício de advocacy pelos enfermeiros em oncologia é evidente nos estudos, pautando-se na necessidade da comunicação, educação, apoio e reconhecimento da necessidade para intervir quando necessário, considerando a ética como guia para auxiliar na tomada de decisões, reforçando a necessidade de reflexões sobre a temática fortalecendo e embasando tecnicamente a prática profissional.

Palavras-chave:
Enfermagem; Oncologia; Defesa do Paciente; Advocacia em Saúde; Autonomia Relacional

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com