Acessibilidade / Reportar erro

Testagem para o HIV e profilaxia pós-exposição entre homens que fazem/ não fazem sexo com homensa a O estudo é proveniente das atividades do projeto de extensão “Só a alegria vai contagiar: o samba da prevenção vai pegar nesse carnaval”, realizado pelas Universidades do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, sob a Coordenação de Márcio Tadeu Ribeiro Francisco.

Pruebas de VIH y profilaxis postexposición entre hombres que tienen/no tienen relaciones sexuales con hombres

Resumo

Objetivos

identificar a realização da testagem para o HIV e o conhecimento sobre profilaxia pós-exposição (PEP) entre homens; e comparar os dados entre homens que fazem (ou não) sexo com homens.

Método

estudo transversal realizado com 271 homens participantes do carnaval no Rio de Janeiro, selecionados através da amostragem por conveniência. Os dados foram coletados no sambódromo, com auxílio de um questionário em fevereiro de 2017. A análise foi realizada por meio do software SPSS.

Resultados

houve disparidades na realização de testagem para o HIV e conhecimentos sobre PEP entre homens que fazem (ou não) sexo com homens. Homens que fazem sexo com homens possuem comportamentos e conhecimento melhores de enfrentamento ao HIV.

Conclusão e implicações para a prática

as políticas de enfrentamento ao HIV têm conseguido alcançar uma das populações-chave da epidemia, os homens que fazem sexo com homens, contudo homens que não fazem sexo com homens continuam vulneráveis.

Palavras-chave:
Conhecimento; HIV; Profilaxia Pós-exposição; Comportamento Sexual; Saúde do Homem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com