Acessibilidade / Reportar erro

O uso da metodologia qualitativa da Teoria Fundamentada nos Dados na pesquisa em enfermagema a Artigo extraído de tese de doutorado - A PRÁTICA SEXUAL DE MULHERES JOVENS COM CÂNCER DE MAMA - de autoria de Ana Paula Alonso Reis Mairink, orientado por Marislei Sanches Panobianco. Defesa no ano 2019. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

El uso de la metodología cualitativa de Teoría Fundamentada en los Datos en la investigación en Enfermería

RESUMO

Objetivo

Discutir o uso da metodologia qualitativa da teoria fundamentada nos dados (TFD), segundo a vertente de Strauss e Corbin (2008), na pesquisa em enfermagem, utilizando dados de uma pesquisa de doutorado.

Metodologia

Pesquisa qualitativa, tendo como referencial metodológico, a teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu com 13 participantes, entre outubro/2017 e agosto/2019, em dois Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

Resultados e Discussão

A vertente de Strauss e Corbin (2008) contribui para a compreensão do método, pois propicia uma visão mais clara sobre as etapas de análises de dados. Seu uso deve ser mais incentivado, especialmente para os pesquisadores que desejam se aproximar do método.

Conclusão e implicações para a prática

A metodologia é aprendida experimentalmente e cada pesquisa envolvendo-a é uma oportunidade de aprender e aprimorar conhecimentos, fazendo-se um recurso que favorece a pesquisa em enfermagem, pois contribui para aperfeiçoar as práticas durante a assistência.

Palavras-chave:
Teoria Fundamentada; Pesquisa Qualitativa; Coleta de Dados; Pesquisa em Enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com