Acessibilidade / Reportar erro

Entrevista narrativa com pessoas em situação de rua com transtornos mentais: relato de experiência

Entrevista narrativa con personas en la situación de la calle con trastornos mentales: informe de experiencia

Resumo

Objetivo

relatar a experiência do uso da entrevista narrativa com pessoas em situação de rua com transtornos mentais.

Método

relato de experiência realizada em uma capital do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu de julho a outubro de 2019.

Resultados

a aplicação da entrevista narrativa desenvolveu-se em duas etapas: aproximação com o campo e seleção dos participantes; e construção da narrativa. A primeira envolveu uma inserção em um Consultório na Rua e possibilitou a identificação e o desenvolvimento de vínculo com os usuários. A segunda ocorreu com o desenvolvimento da entrevista narrativa e envolveu os seguintes passos: contato e negociação, história principal e fase de questionamentos.

Conclusão

a entrevista narrativa se apresenta como ferramenta metodológica com potencial para a construção de itinerários terapêuticos de pessoas em situação de rua com transtornos mentais, contextualizando suas opções na busca pelo seu cuidado na perspectiva de suas histórias de vida.

Implicação para a prática

a entrevista narrativa possibilita fazer-se ouvir em histórias frequentemente negligenciadas. Por ter como foco central a construção de sentidos por parte de quem vivencia determinada realidade, permitiu a reconstrução desses, possibilitando novos olhares e insights em relação à própria experiência de quem relatava.

Palavras-chaves:
Saúde Mental; Narração; Pessoas em Situação de Rua; Pesquisa Qualitativa

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com