SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4O preparo para o trabalho de riscoA LDB e a psicologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GOMES, Adriana de Andrade  and  ROZEMBERG, Brani. Condições de vida e saúde mental na zona rural de Nova Friburgo - RJ. Psicol. cienc. prof. [online]. 2000, vol.20, n.4, pp.16-29. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932000000400003.

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as condições que envolvem o processo saúde-doença dos moradores de zona rural de Nova Friburgo/RJ, estudando especificamente as queixas relacionadas ao “nervoso” e às explicações destas pelos moradores. Aplicamos 102 questionários e encontramos 24 queixas referidas como “nervoso”. Para compreender os significados envolvidos na referida queixa, entrevistamos posteriormente somente os moradores que referiram sofrer dos nervos. Ao interpretarem o “nervoso” como herança genética, expressam uma situação fatalista, ficando com menores opções de tratamento. Em outros relatos percebemos que os entrevistados articulavam relações entre as transformações atuais no ambiente socio-cultural e a emergência do nervoso. Tal relação permite que se pense o “nervoso” como um sofrimento não-fatalista, facilitando o resgate da autoria da palavra, recuperada como um saber original, que permite articular a história pessoal com o adoecer. Nesta perspectiva, organizamos um grupo de mútua-ajuda com os moradores locais.

Keywords : Área rural; Condições de vida; “Nervoso”; Grupo de mútua-ajuda..

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License