SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The origins of the Rorschach and its foundationsSociodrama and quota policy for african-brazilians: psychology intervention method in social subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  and  CARVALHO, Virgínia Ângela Menezes de Lucena e. Representações sociais da velhice entre idosos que participam de grupos de convivência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 118-131. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000100010.

O número de idosos brasileiros corresponde a 9,6% da população total, o que equivale a mais de 15 milhões de idosos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -PNAD (2003). Tendo como pressuposto tais dados oficiais, este trabalho objetiva identificar as representações sociais da velhice entre idosos de grupos de convivência (GC). Participaram 100 idosos, de ambos os sexos (90% feminina e 10% masculina), com média de idade de 65 anos, de dois GC - Juventude Prateada e Renascer, localizados na cidade de João Pessoa-PB. Utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras, com os estímulos: velhice-grupos da terceira idade-família, realizadas em situação coletiva e de forma individual. Posteriormente, foi processado no software Tri-Deux-Mots, através de análise fatorial de correspondência. Verificaram-se, predominantemente, não só as representações negativas acerca da velhice como também uma associação entre velhice-doença. Concluiu-se pela importância dos grupos de convivência, nos quais as práticas sociais desenvolvidas contribuem para que os idosos exerçam seu papel de cidadãos.

Keywords : Velhice; Grupos da terceira idade; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese