SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Carreer references and professional identity in university studentsParents, children and disability: studies on family relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MONTEIRO, Fabiana Ribeiro; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  and  ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Sintomatologia depressiva em adolescentes do ensino médio: um estudo das representações sociais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 224-235. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932007000200005.

A depressão é uma das psicopatologias que vêm avançando nas demandas da saúde coletiva e ocorre em qualquer idade, independentemente da inserção socioeconômica e cultural. O presente trabalho teve como objetivo apreender as representações sociais (RS) da depressão de adolescentes com e sem sintomatologia depressiva no contexto do ensino médio em escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa - PB. Utilizou-se o Inventory Children Depression (CDI) como screening da amostra e o teste de associação livre de palavras (TALP) entre os duzentos e dez participantes de ambos os sexos, com idades entre catorze e dezoito anos. Os dados do TALP foram analisados através do software Tri-Deux-Mots, por meio da análise fatorial de correspondência (AFC). Os resultados indicaram que as RS elaboradas pelos estudantes sem sintomatologia ancoraram a depressão na morte e na dor, ao passo que os adolescentes com sintomatologia depressiva basearam-se na solidão e na droga. Esses resultados sugerem que a depressão pode interferir negativamente no cotidiano, nas atividades escolares, na auto-estima e na sociabilidade na adolescência.

Keywords : Representações sociais; Depressão; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese