SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Psychology and profession: professional neurosis and the performance of the organizational psychologist in relation to the matterThe Psychologist's professional identity: a review of the scientific production in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

JABLONSKI, Bernardo. A divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres no cotidiano do casamento. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 262-275. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000200004.

O presente trabalho visa a investigar como se dá a negociação de tarefas dentro do lar face às novas demandas impostas a reboque do movimento de emancipação feminina e do ingresso maciço das mulheres no mercado de trabalho. Procuramos avaliar atitudes e comportamentos acerca de diversos tópicos relativos ao cotidiano da vida em comum entrevistando 20 membros de casais heterossexuais de classe média, com idades entre 30 e 40 anos, com pelo menos 5 anos de união e ao menos um filho. Entre os principais resultados, destacamos que, apesar da existência de uma dupla jornada de trabalho e das dificuldades demonstradas pelos homens em compartilhar de forma igualitária as tarefas domésticas - recaindo sobre a mulher o peso maior (cuidar da casa e das crianças, fazer compras, arrumar, lavar e passar, etc.) - não observamos, como seria esperado, um aumento considerável de conflitos na relação marital.

Keywords : Gênero; Atitudes; Tarefas domésticas; Casamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese