SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Identidade profissional do Psicólogo: uma revisão da produção científica no BrasilO tecnoestresse em trabalhadores que atuam com tecnologia de informação e comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SEKKEL, Marie Claire; ZANELATTO, Raquel  e  BRANDAO, Suely de Barros. Uma questão para a educacão inclusiva: expor-se ou resguardar-se?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 296-307. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000200006.

Este artigo discute as relações entre os atores institucionais que participam de uma proposta de educação escolar inclusiva. Com essa finalidade, foram utilizados recortes dos dados coletados em uma pesquisa sobre a construção de ambientes inclusivos, realizada em uma escola municipal de educação infantil em São Paulo, no período de 2006 a 2008. Os dados foram organizados em torno da questão expor-se ou resguardar-se?, que dá visibilidade aos movimentos presentes nas relações institucionais. A pesquisa utilizou a etnografia como método de coleta de dados, e a análise foi feita com base no referencial da teoria crítica da sociedade. Os resultados apontam a presença do sentimento de ameaça, que gera a necessidade de resguardo, e também de situações de abertura à experiência no trabalho desenvolvido com as crianças, que pressupõem a necessidade de expor-se diante de si e do(s) outro(s). Segundo autores da Escola de Frankfurt, a origem desse sentimento de ameaça é social, e o medo deve tornar-se consciente para que seus efeitos destrutivos para o indivíduo e para as relações sociais possam ser evitados. A abertura à experiência, por outro lado, é necessária para a produção de uma consciência verdadeira, que é o principal objetivo da educação segundo Theodor Adorno, e deve ser considerada elemento fundamental para os processos educacionais inclusivos.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Inclusão escolar; Deficiência; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português