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O dito e o não dito na educação sexual: uma produção discursiva

What is said and what is unsaid in sexual education: a discourse production

Lo dicho y lo no dicho en la educación sexual: una producción discursiva

Este artigo advém de uma pesquisa na qual investigamos como o discurso sobre a sexualidade é produzido nas escolas religiosas e laicas na contemporaneidade na cidade de Fortaleza. Tendo em vista possíveis influências religiosas e políticas sobre os discursos produzidos nessas escolas acerca do tema educação sexual, objetivamos investigar as possíveis diferenças entre elas bem como o dispositivo de podersaber- prazer existente nos discursos analisados. Para isso, utilizamos uma perspectiva foucaultiana, que enfatiza as produções discursivas, investigando as relações de poder que perpassam seus enunciados e seu poder de disciplinamento social. A pesquisa foi realizada em quatro escolas de Fortaleza: duas laicas (uma pública e uma particular) e duas religiosas, uma protestante e outra católica. Entrevistamos três diretores e quatro coordenadores pedagógicos do ensino fundamental II, buscando incitar as produções discursivas presentes no contexto educacional acerca da concepção da educação sexual. Utilizamos o método qualitativo baseado no construcionismo social, com mapas de associação de ideias a partir dos quais elaboramos categorias analíticas e realizamos análises da produção dos sentidos. Percebemos diferenças nos discursos acerca da educação sexual entre as escolas religiosas e laicas e semelhança entre as escolas religiosas em relação à forma como o corpo é abordado.

Análise do discurso; Educação sexual; Escolas de primeiro grau; Foucault


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