SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Stress and psychosocial factorsThe new repressive order author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BALLARIN, Maria Luisa Gazabim Simões; MIRANDA, Iara Monteiro Smeke de  and  FUENTES, Ana Carolina de Ramos Castelhano. Centro de atenção psicossocial: panorama das publicações de 1997 a 2008. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 726-737. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000400005.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se caracterizam como serviços estratégicos na articulação da rede de atenção à saúde mental e têm sido implantados gradualmente, a partir das transformações que ocorreram na assistência psiquiátrica brasileira, considerando-se o movimento de desinstitucionalização do doente mental, a reabilitação psicossocial e a reforma psiquiátrica. Por se tratar de serviços que determinam uma história recente de atenção à saúde mental, merecem ser sistematicamente estudados. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar as publicações científicas relacionadas aos CAPS produzidas entre 1997 e 2008. Este estudo se caracteriza pela natureza descritiva, quantitativo-qualitativa, em que se realizou pesquisa bibliográfica com consulta às bases de dados LILACS e SciELO. Os resultados evidenciaram o predomínio de trabalhos publicados em periódicos científicos, sendo prevalentes as temáticas relacionadas aos serviços que compõem a rede de saúde mental, a organização, a avaliação e os projetos desenvolvidos nos CAPS, a análise teórica a respeito da reforma psiquiátrica e os estudos clínicos, socioantropológicos e epidemiológicos. A investigação demonstrou a relevância da identificação dos principais aspectos da produção científica relativa aos CAPS considerando-se o contexto da reforma psiquiátrica e as novas formas de atendimento em saúde mental, possibilitando a apreensão de uma visão panorâmica sobre esse campo.

Keywords : Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Pesquisa bibliográfica; Reforma psiquiátrica; Serviços de saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese