SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número especialA regulamentação da profissão Psicologia: documentos que explicitam o processo históricoEstudando a família em desenvolvimento: desafios conceituais e teóricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto  e  REPPOLD, Caroline Tozzi. Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.spe, pp.192-201. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000500009.

O presente artigo foi elaborado em virtude da comemoração dos 30 anos da revista Psicologia: Ciência e Profissão, já que no primeiro número, havia um trabalho sobre avaliação psicológica, a mesma temática aqui trabalhada. O objetivo a que se propôs foi resgatar o desenvolvimento da área de avaliação psicológica no Brasil bem como refletir sobre seu momento atual e sobre as necessidades futuras para o aprimoramento das práticas avaliativas, da formação dos psicólogos e da área de conhecimento. A título de finalização, as autoras fazem menção aos preceitos de que progresso científico-tecnológico está relacionado ao desenvolvimento do País, de modo que países mais desenvolvidos tendem a ter melhores condições de avaliação. Especialmente no que respeita a avaliação, espera-se que, em um futuro próximo, os psicólogos a realizem com mais propriedade, que os instrumentos psicológicos tenham as qualidades psicométricas necessárias e que a sociedade a reconheça como uma prática científica.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; História da Psicologia; Testes psicológicos; Formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons