SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 special issueStudying the family in development: conceptual and theoretical challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; SERRADAS, André  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Psicologia: Ciência e Profissão: 30 anos registrando o avanço da Psicologia Brasileira. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.spe, pp. 220-229. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000500011.

Psicologia: Ciência e Profissão (PCP), publicada pelo Conselho Federal de Psicologia ao longo de 30 anos, registra o avanço da Psicologia, como ciência e profissão. O objetivo deste trabalho é relatar alguns aspectos que merecem destaque, a partir de 2005, quando PCP se consolida como uma revista científica, ganha a versão digital e se insere no movimento do acesso aberto. É feita também uma breve análise dos indicadores de citações da revista. As análises foram efetuadas a partir da leitura dos editoriais dos fascículos publicados do ano 2005 até o momento. Com base nos módulos de bibliometria do PePSIC e SciELO, além dos dados das referências da revista, foram levantados indicadores de citações recebidas e fornecidas por PCP. Os dados permitem afirmar que PCP vem aumentando o número de citações recebidas. A rede de revistas que mais citam PCP está publicada no PePSIC, demonstrando que publicações eletrônicas ganham maior visibilidade na comunidade científica. Ao completar 30 anos, a proposta da revista é o comprometimento com a Psicologia voltada para aliviar o sofrimento humano, mas também dedicada ao avanço da ciência psicológica. O conhecimento documentado em revistas científicas e o impacto que tais publicações representam para o saber universal é algo que deve ser abordado, discutido e entendido, assim, estudos dessa natureza devem ser incentivados.

Keywords : Revistas científicas; Psicologia; Conhecimento científico; Indicadores de produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese