SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Comportamento proativo nas organizações: o efeito dos valores pessoais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

COSTA, Veridiana Alves de Sousa Ferreira  e  QUEIROZ, Edilene Freire de. Transtorno de pânico: uma manifestação clínica do desamparo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.3, pp. 444-456. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000300002.

O contexto atual apresenta mudanças nos modos de organização subjetiva. As redefinições dos papéis do homem e da mulher, as novas formas de filiação e as novas configurações familiares tem implicado o redimensionamento do lugar do pai e se refletido no exercício de sua função, qual seja, inscrever a lei. Tal inscrição é fundamental à estruturação do ser humano e à convivência social. Na atualidade, o sujeito se vê convocado ao excesso, sem referências, e novas formas de desorganização psíquica emergem. O transtorno de pânico se destaca como uma figura paradigmática do desamparo na contemporaneidade. Como categoria psicopatológica, tal transtorno é recente; como quadro clínico psicanalítico, ele se associa às fobias. Este estudo teórico visa a descrever, do ponto de vista da psiquiatria, tal transtorno, e discutir, a partir da psicanálise, o estado de desamparo provocado pela fragilidade da lei simbólica, como característica dessa sintomatologia.

Palavras-chave : Desamparo; Fobias; Distúrbio do pânico; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português