Acessibilidade / Reportar erro

Considerações acerca da compreensão em leitura no ensino superior

Consideraciones acerca de la comprensión en lectura en la enseñanza superior

Considerations about reading comprehension in undergraduation

O objetivo deste estudo foi explorar a compreensão em leitura de estudantes universitários de diferentes Estados, universidades e cursos. Participaram 1022 universitários dos cursos de Administração, Direito, Psicologia, enfermagem, odontologia, educação física e Matemática de universidades públicas e privadas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 250 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. A habilidade de compreensão de leitura foi baixa, e houve diferença na dificuldade relacionada às classes gramaticais. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.

Leitura; Técnica de Cloze; Habilidade para leitura; Universidades; Estudantes universitários


Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br