SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Das categorias aos grupos sociais: representações sociais dos grupos urbano e ruralPsicologia organizacional e do trabalho - retrato da produção científica na última década índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

OLIVEIRA, Katya Luciane de. Considerações acerca da compreensão em leitura no ensino superior. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp.690-701. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000400003.

O objetivo deste estudo foi explorar a compreensão em leitura de estudantes universitários de diferentes Estados, universidades e cursos. Participaram 1022 universitários dos cursos de Administração, Direito, Psicologia, enfermagem, odontologia, educação física e Matemática de universidades públicas e privadas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 250 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. A habilidade de compreensão de leitura foi baixa, e houve diferença na dificuldade relacionada às classes gramaticais. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.

Palavras-chave : Leitura; Técnica de Cloze; Habilidade para leitura; Universidades; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons