SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superarViolências, direitos humanos e segurança pública em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARVALHO, Helena Moura de  e  MATOS, Paula Mena. Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte II: diálogo entre mudanças pessoais e profissionais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp.778-799. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000400009.

Assiste-se, nos últimos anos, na investigação, a um crescente interesse pelo estudo do desenvolvimento profissional do psicoterapeuta. O estudo das características de psicoterapeutas considerados experts representa um importante contributo nesse domínio. O objetivo do presente estudo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivocomportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Na análise, emergiram dois grandes temas. No presente artigo, serão apresentados os resultados do segundo tema analisado e as etapas e mudanças do desenvolvimento do psicoterapeuta organizado em dois subtemas, a saber, (a) etapas e mudanças no desenvolvimento do psicoterapeuta no domínio profissional e (b) etapas e mudanças no desenvolvimento do psicoterapeuta no domínio pessoal. Os resultados sublinham a necessidade de se considerar as mudanças ocorridas no domínio pessoal e profissional quando do estudo do desenvolvimento integral do psicoterapeuta.

Palavras-chave : Psicoterapia; Estudo qualitativo; Treinamento pessoal; Desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons