SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internaçãoExperiência da Psicologia na estratégia saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LIMA, Monica; BRITO, Manuela  e  FIRMINO, Alice. Formação em Psicologia para a atenção básica à saúde e a integração universidade-serviço-comunidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp.856-867. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000400014.

O Integrar/SUS-Educação é um projeto que articula ensino e extensão no campo da saúde pública/ coletiva para a formação de estudantes de Psicologia, na perspectiva da integração universidade-serviçocomunidade, em Salvador-Bahia. A parceria com o Centro Saúde São Francisco (SMS-Salvador) e com o Curso de Psicologia (IPS/UFBA) conjuga duas motivações: 1) garantir a inserção dos estudantes em contextos de trabalho desde a graduação no campo da saúde coletiva/pública, particularmente na atenção básica à saúde, e 2) otimizar os recursos para a consolidação do programa Saúde e Prevenção nas Escolas, com o foco em DST/HIV/AIDS. O presente projeto capacitou 308 graduandos, realizou 149 oficinas Árvore dos Prazeres, envolveu 4.550 jovens e distribuiu 8.500 preservativos em 15 escolas públicas de Salvador, entre 2007 a 2011. Essa experiência tem favorecido o processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades para fazeres na atenção básica, e potencializado o CS - SF como serviço de referência para os jovens e graduandos de Psicologia.

Palavras-chave : Formação do psicólogo; Política de saúde; HIV-AIDS; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons