SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Mídia e crack: promovendo saúde ou reforçando relações de dominação?O amor entre jovens em tempos de ficar: correlatos existenciais e demográficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MACIEL, Silvana Carneiro; OLIVEIRA, Rita de Cássia Cordeiro  e  MELO, Juliana Rízia Félix de. Alcoolismo em indígenas potiguara: representações sociais dos profissionais de saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 98-111. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100008.

Este estudo investigou as representações sociais de profissionais de saúde acerca do uso do álcool pelos índios Potiguara e foi realizado na comunidade Potiguara do Estado da Paraíba, nos polos-base situados nos Municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. A amostra compreendeu 21 profissionais de saúde, integrantes da Equipe Multidisciplinar em Saúde Indígena, e os dados foram coletados por uma entrevista semiestruturada e analisados através do software ALCESTE. O uso abusivo do álcool foi assinalado como uma grave problemática de saúde que atinge essa população, a exemplo das DSTs/AIDS e da gravidez precoce. O alcoolismo apareceu vinculado à diversão e ao lazer, sendo suas causas atribuídas ao processo de aculturação desses índios. Essa questão foi agravada pelo fato de os indígenas viverem próximos a usinas e engenhos, em áreas litorâneas, o que favoreceu o acesso a bebidas alcoólicas. Os participantes mostraram desconhecimento acerca dos serviços ofertados aos usuários dependentes, assinalando a importância de maior preparo e de conhecimento da cultura Potiguara, a fim de resgatá-la e de promover melhores condições de vida para essa comunidade. Sugere-se a realização de novos estudos, visando a dimensionar melhor a questão do alcoolismo nos Potiguaras e a contribuir para a implantação de serviços de Atenção Básica à Saúde em sua comunidade.

Palavras-chave : Representação social; Alcoolismo; Indios; Profissionais de saúde; Drogas.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português