SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Dialogue between Psychoanalysis and Physical Therapy:: body concept, body image and body schemaTeacher’s motivational style:: preference for control or autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MENDES, Flavio Martins de Souza; FONSECA, Karina de Andrade; BRASIL, Julia Alves  and  DALBELLO-ARAUJO, Maristela. Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp.174-187. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100013.

Este artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior.

Keywords : Estágios; Formação do psicólogo; Interdisciplinaridade; Sistema Único de Saúde; Ensino de Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License