SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issue50 years of Psychology in Brazil: the social construction of a professionContributions for the development of the historiography of educational and school Psychology in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SA, Marcos Almeida de. A participação dos psicólogos de São Paulo na regulamentação da profissão. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 86-103. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500007.

O objetivo deste trabalho é sistematizar informações obtidas em documentos e publicações a respeito da participação dos psicólogos de São Paulo no processo de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Por meio da análise realizada, foi identificado o empenho de Annita Cabral pela formação e criação de um curso de bacharelado em Psicologia na Universidade de São Paulo. A criação da Sociedade de Psicologia de São Paulo e a da Associação Brasileira de Psicólogos - fundamentais para a organização e a representação institucional dos psicólogos de São Paulo em suas reivindicações - foram também iniciativas de Annita Cabral. Foram analisados projetos de lei para a regulamentação da profissão, enviados por diferentes agrupamentos e organizações de psicólogos brasileiros. Concluiu-se que a participação dos psicólogos de São Paulo teve papel fundamental para a formação e a definição das atribuições profissionais do psicólogo da maneira que estão estabelecidas na legislação atual.

Keywords : História da Psicologia - Brasil; Formação do psicólogo; Organizações profissionais - Psicologia; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese