SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueContributions for the development of the historiography of educational and school Psychology in BrazilNotes about the history of community social Psychology in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ALMEIDA, Leonardo Pinto de. Para uma caracterização da Psicologia social brasileira. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 124-137. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500009.

O presente artigo tem como objetivo construir um esboço panorâmico da história da psicologia social brasileira. Inicialmente, partimos da intuição de Farr sobre a diferença conceitual entre psicologias sociais sociológicas e psicológicas para com isso estabelecer pontos de comparações entre as diversas perspectivas em Psicologia social. Analisamos diversos grupos teóricos para tentar construir um modo de compreensão sobre as implicações políticas, metodológicas e práticas de suas respectivas posições. Em nosso horizonte de reflexão, tomamos as psicologias sociais associadas ao behaviorismo, à Psicologia comparativa e ao cognitivismo, em solo norte-americano. Traçamos as influências da Psicologia cognitivista em solo brasileiro, mostrando que estava ligada à busca de variáveis dotadas de estabilidade, ao postulado da neutralidade do investigador e às noções de adaptabilidade e produtividade. Após a crise dessa perspectiva, observamos a influência da teoria das representações sociais e da teoria crítica em relação à Psicologia socio- histórica. Esta fundamenta uma ideia de homem associada ao materialismo dialético, à historicidade e à transformação social. Além da perspectiva socio-histórica, refletimos ainda sobre a Psicologia social relacionada ao problema das instituições para assim traçarmos as implicações críticas dessa perspectiva e da socio-histórica em relação ao pensamento norte-americano.

Keywords : Psicologia social-História; Psicologia-Teoria; Teorias; Metodologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese