SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueCharacterization of Brazilian social PsychologyCommunity Psychology in Rio de Janeiro in the 70s and 90s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GONCALVES, Mariana Alves  and  PORTUGAL, Francisco Teixeira. Alguns apontamentos sobre a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 138-153. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500010.

Este artigo aborda a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil tomando como material privilegiado de análise os anais dos encontros nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). O objetivo foi o de historiar os argumentos produzidos por autores da PSC em busca de uma identidade para a área. A análise buscou evidenciar a especificidade da PSC, os objetivos de suas intervenções e a noção de comunidade. Tomamos os anais dos encontros nacionais da ABRAPSO como fonte principal pela importância da associação na produção de dispositivos conceituais e de novas formas de atuação profissional dos psicólogos no Brasil. Concluímos o trabalho indicando a ênfase na diferença e na oposicão entre uma psicologia latino e norte-americana como recurso estratégico de afirmação identitária da área. Apontamos a importância do trabalho em comunidade para a renovação das práticas do psicólogo no Brasil e para a relativa carência de reflexão conceitual sobre a noção de comunidade.

Keywords : Psicologia social-História; Psicologia comunitária; Organizações profissionais - Psicologia; Psicologia aplicada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese