SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueCharacterization of Brazilian social PsychologyCommunity Psychology in Rio de Janeiro in the 70s and 90s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GONCALVES, Mariana Alves  and  PORTUGAL, Francisco Teixeira. Alguns apontamentos sobre a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 138-153. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500010.

Este artigo aborda a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil tomando como material privilegiado de análise os anais dos encontros nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). O objetivo foi o de historiar os argumentos produzidos por autores da PSC em busca de uma identidade para a área. A análise buscou evidenciar a especificidade da PSC, os objetivos de suas intervenções e a noção de comunidade. Tomamos os anais dos encontros nacionais da ABRAPSO como fonte principal pela importância da associação na produção de dispositivos conceituais e de novas formas de atuação profissional dos psicólogos no Brasil. Concluímos o trabalho indicando a ênfase na diferença e na oposicão entre uma psicologia latino e norte-americana como recurso estratégico de afirmação identitária da área. Apontamos a importância do trabalho em comunidade para a renovação das práticas do psicólogo no Brasil e para a relativa carência de reflexão conceitual sobre a noção de comunidade.

Keywords : Psicologia social-História; Psicologia comunitária; Organizações profissionais - Psicologia; Psicologia aplicada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese