SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueTraffic Psychology and 50 years of profession in BrazilPsychology and inclusive education in Brazil in the journal Psicologia: Ciência e Profissão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BRITO, Leila Maria Torraca de. Anotações sobre a Psicologia jurídica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 194-205. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500014.

O artigo traz considerações sobre a denominada Psicologia jurídica, área que, na atualidade, vem gerando discussões em torno das distintas demandas que lhe são direcionadas. Visando a situar a Psicologia jurídica na conjuntura dos cinquenta anos da profissão no Brasil, apresentam-se breves trechos de sua história no âmbito nacional, algumas práticas desenvolvidas inicialmente por profissionais que optaram por atuar nesse campo e as discussões que essas práticas suscitaram na seara do Direito da infância e da juventude, do Direito de família e da execução penal. Por fim, discorre-se sobre o contexto que se descortina para a Psicologia jurídica no terceiro milênio, apontando-se as tensões e as complexidades que persistem. Concluise pela necessidade de uma postura de investigação ou de desconfiança, por parte dos psicólogos, não em relação aos seus clientes, mas no que diz respeito às solicitações que lhes são encaminhadas, para que assim possam construir, com ética, caminhos e práticas profissionais.

Keywords : Psicologia jurídica; Processos legais; Problemas sociais; Atuação do psicólogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese