SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueTraining in Psychology 50 years after the first National Curriculum of Psychology: some current challengesContributions to the training of Psychologists: analyzing Carolina Bori’s articles published until 1962 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

DIMENSTEIN, Magda  and  MACEDO, João Paulo. Formação em Psicologia: requisitos para atuação na atenção primária e psicossocial. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 232-245. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500017.

Este artigo põe em análise o percurso profissional dos psicólogos na saúde pública nesses 50 anos de profissão no Brasil. Para tanto, destacam-se os estudos que versam sobre a formação, a inserção e a atuação dos psicólogos no SUS e os questionamentos surgidos em torno dos (des)encontros entre nossa ação profissional e as diretrizes/modos de trabalho preconizados na saúde coletiva. Entretanto, apresentamse algumas experiências em curso que têm conseguido provocar mudanças importantes na formação graduada e pós-graduada em saúde: residências multiprofissionais (RMS), Programas de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/MS-MEC) e programas de estágio profissionalizante em saúde coletiva em cursos de Psicologia. Conclui-se que a Atenção Primária e a atenção psicossocial que orientam o campo da saúde mental têm conformado uma conjuntura privilegiada para o desenvolvimento de experiências transformadoras, de novas competências e habilidades psicossociais, trazendo inovações para a formação e a requalificação dos modos de atuação do psicólogo no setor.

Keywords : Formação do psicólogo; Sistema Único de Saúde; Atenção primária à saúde; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese