SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueFifty years of production of knowledge: political practices of research in PsychologyConstitution of identity and humanity of our constitution from America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

RODRIGUES, Heliana de Barros Conde  and  MATTAR, Cristine Monteiro. Psicologia, Filosofia, encruzilhadas, experimentações: caminhos possíveis no diálogo com Kierkegaard e Foucault. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 276-291. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500020.

O presente artigo parte do dilema apontado na conferência de Canguilhem Que é a Psicologia? de 1956, a fim de mostrar sua atualidade e também que é possível acrescentar-lhe as problematizações contemporâneas que tratam da psicologização e da neurocientifização dos atuais processos de subjetivação. O que temos feito de nossas vidas e de nossas práticas e como agir livremente perante a ameaça crescente de robotização e de cerebralização dos modos de subjetivação? A fim de não ficarmos paralisados frente a tais impasses, sugerimos caminhos possíveis a partir do encontro com Kierkegaard e Foucault, filósofos que se inscrevem, para usar a expressão foucaultiana, em uma via de experimentação não metafísica, caminho esse que já foi bastante privilegiado se voltarmos o olhar para a Filosofia antiga dos exercícios espirituais, porém, que foi sendo esquecido aos poucos pela tradição filosófica ocidental. Uma psicologia experimentante é, por fim, sugerida como caminho possível, na tentativa de reconhecer e/ou de evitar os perigos inicialmente apontados. Sabendo-se que não se pode eliminá-los do cotidiano das práticas psi, pode-se ao menos estar mais atento aos mesmos, sendo esse o objetivo do presente texto.

Keywords : Kierkegaard, Soren Aabye, 1813-1855; Foucault, Michel, 1926-1984; Psicologia; Filosofia; Subjetividade; Experimentação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese