SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issuePsychology, Philosophy, crossroads, experimentations: the possible ways in the dialogue with Kierkegaard and FoucaultOn behalf of the memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ACOSTA, Yamandú. Constituição de identidade e constituição de humanidade da nossa América. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 292-309. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500021.

O artigo considera a nossaAmérica como lócus de constituição de identidade e humanidade. O assunto da identidadelatino-americana da psicologia - implicado na anterior - éconvocado nas considerações das implicações no contraste das perspectivas do Novo Mundo e da nossa América, nas quais pode ele pode ser articulado. A partir do discernimento entreidentidades autênticas e identificações inerciais, é levada em consideração adialética de projetos que definiram as principais linhas sobre a constituiçãode identidade e de humanidade na América Latina. Finalmente, é considerado o a priori antropológico na constituição de identidades autênticas e deprocessos de autoconhecimento e reconhecimento na nossa América que formam aconstituição da humanidade.

Keywords : Identidade; Psicologia; Humanidade; Nossa America.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish