SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueConstitution of identity and humanity of our constitution from America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ARANTES, Maria Auxiliadora de Almeida Cunha. Em nome da memória. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.spe, pp. 310-317. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000500022.

Este texto apresenta cinco breves estórias sobre o assassinato de psicólogas e de estudantes de Psicologia que se engajaram na luta de resistência. Todas foram executadas durante a ditadura civil militar, na década de 70, e um dos casos contou com a participação da Operação Condor. As práticas extremamente cruéis de tortura, o ocultamento de provas, a simulação de morte por suicídio, o abandono de corpos em locais públicos na tentativa de desresponsabilizar os executores tornaram-se evidentes nos laudos necroscópicos posteriormente acessados e/ou em depoimentos de advogados e familiares. A intenção do texto é permitir aos psicólogos e psicólogas o acesso às histórias de jovens mulheres que também escolheram a Psicologia como profissão e que foram impedidas precocemente de viver e de realizar projetos próprios. Disponibilizar informações sobre esses fatos e oferecer esclarecimentos sobre a prática da tortura convida à participação cidadã no processo de aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito que avança em nosso país com a instalação da Comissão da Verdade.

Keywords : Tortura; Repressão Política; Ditadura; Anistia; Coerção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese