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Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ZAPPE, Jana Gonçalves; SANTOS, Cristiane Rosa dos; FERRAO, Iara da Silva  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Vulnerabilidade e autonomia na pesquisa com adolescentes privados de liberdade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2013, vol.33, n.1, pp.234-247. ISSN 1414-9893.  https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000100018.

O planejamento de pesquisas com adolescentes privados de liberdade deve envolver escolhas éticas e bioéticas com o objetivo de atender a vulnerabilidade desses casos. O maior desafio encontra-se no fato de se buscar garantir o exercício da autonomia e da voluntariedade. Neste trabalho, apresentamos e discutimos as escolhas éticas e bioéticas efetuadas no planejamento de pesquisa que envolve adolescentes privados de liberdade, assim como as medidas especiais adotadas com vistas a garantir a autonomia e a voluntariedade dos participantes. Foram realizadas oficinas prévias que tiveram o objetivo de trabalhar os temas da autonomia e da voluntariedade com todos os adolescentes institucionalizados que tivessem a oportunidade de participar da pesquisa. Com isso, pretendeu-se que os adolescentes se tornassem mais fortalecidos e pudessem utilizar o exercício da autonomia como uma habilidade protetiva. De modo geral, avaliamos que a experiência de realização das oficinas foi bastante enriquecedora tanto para os adolescentes como para as pesquisadoras, e também que as oficinas atingiram os objetivos propostos, de forma que o planejamento resultou bem-sucedido. Os adolescentes iniciaram a participação nas oficinas com uma postura passiva e acrítica, e finalizaram-na com uma postura mais participativa, buscando discutir e esclarecer dúvidas. Sugere-se que essas questões sejam consideradas em estudos com essa população.

Palavras-chave : Bioética; Populações Vulneráveis; Psicologia do Adolescente; Adolescente Institucionalizado.

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