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Percepção de adolescentes aprendizes sobre a experiência do primeiro emprego

Percepción de adolescentes aprendices sobre la experiencia del primero empleo

Perceptions of adolescent apprentices about the experience of first job

Este estudo investigou como jovens aprendizes avaliam a inserção profissional através do primeiro emprego e que mudanças identificam em suas vidas a partir dessa experiência. Foi realizada uma entrevista focal com quatro adolescentes aprendizes catarinenses (dois meninos e duas meninas), entre 14 e 16 anos. Como pontos positivos, foram apontados o aumento da maturidade e da organização pessoal, o maior reconhecimento social (no trabalho e na família), a aquisição de conhecimentos, a mudança pessoal e o impacto do trabalho na escolha profissional. Os principais aspectos negativos foram a falta de tempo, a negligência com a própria saúde e a dificuldade com a troca constante de turmas e de educadores. Identificar as percepções desses participantes permitiu melhor compreensão do seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de fornecer feedback às instituições promotoras da aproximação jovem-emprego e às empresas que os recebem. Novos estudos, de maior abrangência, poderão ampliar os aspectos aqui considerados.

Adolescentes; Mercado de trabalho; Trabalho; Escolha profissional


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