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A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão

The Perception of Interns in Different Institutions of Higher Education of Brazil on Supervision

La Percepción de Becarios en Diferentes IES del Brasil sobre la Supervisión

Neste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor.

Formação profissional; Supervisão; Apercepção; Desenvolvimento profissional


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