SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3The Loss of a Child (Young Adult): a Psychoanalytic reading Based on Isabel Allende's Novel, Paula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

PEIXOTO, Ana Cláudia de Azevedo et al. A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão. Psicol. cienc. prof. [online]. 2014, vol.34, n.3, pp.528-539. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001482013.

Neste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor.

Keywords : Formação profissional; Supervisão; Apercepção; Desenvolvimento profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )