SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue4Qualitative Survey in Psychology and Collective Health: Experiments with Photographic ResourceBody and Beautification: the Child Participating in Beauty Pageant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

GALINDO, Dolores; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; LEE, Henrique de Oliveira  and  RODRIGUES, Renata Vilela. Vidas Medicalizadas: por uma Genealogia das Resistências à Farmacologização. Psicol. cienc. prof. [online]. 2014, vol.34, n.4, pp.821-834. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-370001492013.

Este artigo visa a colocar em debate, em formato de ensaio teórico, a temática da me-dicalização e da farmacologização da existência. Discute-se a multiplicidade de acontecimentos que sustentam a medicalização e o campo de lutas no qual tais situações ocorrem e se materializam em um dispositivo de farmacologização subjetivante. Recupera-se, para tanto, aspectos da obra de Rodrigo Souza Leão que problematizam dimensões dos modos de subjetivação atuais urdidos na economia política da indústria farmacêutica e que instauram práticas de liberdade. Ao final do artigo, conclui-se que a difusão da medicalização e da farmacologização da vida é uma prática muito disseminada e, portanto, as resistências endereçadas às mesmas precisam ser ampliadas e articuladas cada vez mais com vistas a produzir efeitos na sociedade atual, de maneira a abrir brechas que façam ressoar práticas não medicalizantes em um campo de tensão de forças. Propomos que a genealogia das resistências à medicalização das existências deve ser articulada à composição de arquivos não conformistas capazes de evidenciar que, apesar da força da farmacologização na configuração das nossas subjetivações, práticas de liberdade continuam a ser urdidas em seus interstícios.

Keywords : Medicalização; Farmacologização; Resistências; Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )