SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Estresse e Burnout no Trabalho em Oncologia Pediátrica: Revisão Integrativa da LiteraturaA Natureza Secreta do Estranho: uma Interpretação Lacaniana da Angústia em Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893versão On-line ISSN 1982-3703

Resumo

MARCOLINO, Suzana  e  MELLO, Suely Amaral. Temas das Brincadeiras de Papéis na Educação Infantil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2015, vol.35, n.2, pp.457-472. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-370302432013.

O objetivo do artigo é discutir os temas da brincadeira de papéis sociais na Educação Infantil, revelados por meio de análise conduzida com base nos estudos da Psicologia Histórico-Cultural. Para Elkonin, na idade pré-escolar a brincadeira atinge o auge de seu desenvolvimento, e se caracteriza pela criação de uma situação imaginária, pela presença de regras e de papéis sociais. Foram observadas situações de brincadeira de crianças de quatro anos e meio a cinco anos e meio em 11 escolas da rede municipal de uma cidade de médio porte do interior paulista. A partir do registro das observações, foram identificadas 27 cenas de brincadeira de papéis. A análise dos dados colhidos confirma a tese de Elkonin de que o desenvolvimento da brincadeira de papéis relaciona-se com o que a criança conhece de sua realidade, e indica a necessidade do estabelecimento de certas condições para que esse desenvolvimento ocorra na Educação Infantil. Nesse sentido, discute-se a necessidade de uma mediação do professor calcada na compreensão da riqueza de implicações que a brincadeira de papéis tem para a formação da pessoa.

Palavras-chave : Educação Infantil; Brincadeira de Papéis; Psicologia Histórico-Cultural; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )