Advokat, Lane, & Luo (2011) |
235 estudantes universitários (92 com TDAH) |
Questionário elaborado pelos autores. Autorrelato de diagnóstico prévio. |
Apenas a medicação não elimina os déficits no desempenho acadêmico de estudantes com TDAH. Embora os hábitos de estudo dos mesmos não sejam diferentes dos pares sem o transtorno, suas médias de notas (GPA) na escola e no ensino superior são mais baixas. |
Chew, Jensen, & Rosén (2009) |
196 estudantes universitários (30 com TDAH) |
Questionário elaborado pelos autores. Autorrelato de diagnóstico prévio. |
Contato mais frequente com colegas com TDAH está associado com atitudes mais positivas em relação a esses indivíduos. No geral, adjetivos negativos foram mais utilizados para descrever indivíduos com TDAH. |
Gropper, & Tannock (2009) |
46 estudantes universitários (16 com TDAH) |
Diagnóstico prévio. |
Limitações na memória de trabalho são evidentes em um subgrupo dos estudantes com TDAH. Habilidades relacionadas à memória de trabalho estão relacionadas com a realização acadêmica, podendo comprometê-la. |
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Tabela 1. Continuação |
Estudo
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Amostra
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Instrumentos para avaliar o TDAH
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Resultados principais
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Lewandowski, Gathje, Lovett, & Gordon (2012) |
220 estudantes universitários (35 com TDAH) |
Diagnóstico prévio e Adult Self-Report Scale(ASRS). |
Estudantes com TDAH possuem desempenho semelhante ao dos pares sem o transtorno em exames de leitura com tempo limitado, embora considerem seu desempenho inferior e preocupem-se com o mesmo. |
Lewandowski et al., (2008) |
534 estudantes universitários (38 com TDAH) |
Avaliação clínica e check list com sintomas do DSM-IV. |
Estudantes com TDAH relataram mais sintomas do transtorno e preocupações acadêmicas, mas nenhum dos sintomas nem das preocupações é específico do TDAH. |
Miller, Lewandowski, & Antshel (2013) |
76 estudantes universitários (38 com TDAH) |
Autorrelato de diagnóstico prévio e Barkley Adult ADHD Rating Scale (BAARS-IV). |
Estudantes com TDAH tiveram desempenho semelhante ao dos pares sem o transtorno no exame de leitura e compreensão com tempo padrão. |
Nelson (2013) |
95 estudantes universitários com TDAH e seus genitores |
Avaliação clínica e CAARS (versão de autorrelato e versão do observador). |
Percepções sobre o autoconceito de estudantes com TDAH variam conforme a fonte. |
Nelson & Gregg (2010) |
210 estudantes universitários (60 com TDAH, 60 com dislexia, 60 com TDAH/dislexia e 30 no grupo controle) |
Diagnóstico prévio. |
Estudantes que estavam em transição do ensino médio para o ensino superior com TDAH, dislexia ou TDAH/dislexia relataram menos sintomas de ansiedade e depressão do que estudantes universitários do primeiro e segundo ano com esses transtornos. |
Prevatt, Proctor, Best, Baker, Walker et al. (2012) |
197 estudantes universitários (103 com TDAH) |
Diagnóstico prévio. |
Os estudantes com TDAH estão mais propensos que os pares sem o transtorno a interpretar seus comportamentos com um viés positivo ilusório em duas das três avaliações do trabalho e da forma como dirigem. |
Rabiner et al. (2008) |
1648 estudantes universitários (68 com TDAH) |
Questionário elaborado pelos autores. Autorrelato de diagnóstico prévio. |
Estudantes com TDAH vivenciam maior preocupação acadêmica e sintomas depressivos na transição para a universidade do que os pares sem o transtorno. O tratamento medicamentoso não parece diminuir os sintomas do TDAH nem melhorar o ajustamento dos estudantes. |
Shaw-Zirt et al. (2005) |
41 estudantes universitários (21 com TDAH) |
WURS, ADD-H Adolescent Self Report Scale, Parent's Rating Scale, Structured Interview for ADD-H Symptoms. |
Estudantes com sintomas de TDAH apresentaram funcionamento comprometido em diversas áreas do ajustamento à universidade, bem como níveis mais baixos de habilidades sociais e autoestima. A relação entre o TDAH e a adaptação acadêmica é mediada pelos níveis de autoestima. |
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Tabela 1. Continuação |
Shifrin, Proctor, & Prevatt (2010) |
303 estudantes universitários (165 com TDAH) |
Diagnóstico prévio, Current ADHD Symptoms Scale (WPRS). |
O TDAH possui impacto negativo no desempenho no trabalho dos estudantes. A gravidade dos sintomas não está relacionada com o número de demissões nem com o indicador global de desempenho no trabalho. |
Shmulsky, & Gobbo (2007) |
42 estudantes universitários (16 com TDAH, 12 com dificuldades de aprendizagem e 14 com TDAH/dificuldades de aprendizagem) |
Diagnóstico prévio. |
Há correlação positiva entre os escores do Attribution Style Questionnaire e a média das notas (GPA) para o grupo de estudantes com TDAH/dificuldades de aprendizagem e para os três grupos combinados. |
Weyandt, DuPaul, Verdi, Rossi, Swentosky et al. (2013) |
50 estudantes universitários (24 com TDAH) |
Entrevista diagnóstica com base nos critérios do DSM-IV-TR eConners' Adult ADHD Rating Scale(CAARS). |
Há diferenças entre os grupos quanto à função executiva, atenção, expressão emocional, desempenho acadêmico, habilidades de estudo e ajustamento social. |
Wilmshurst, Peele, & Wilmshurst (2011) |
36 estudantes universitários (17 com TDAH) |
Diagnóstico prévio, CAARS. |
Estudantes com TDAH constituem um grupo resiliente. Também relatam maior apoio paterno, enquanto os pares sem o transtorno relatam maior apoio por parte dos amigos. |