SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4School Inclusion: Brazilian Educational Agents’ RolesAcademic Supervisor Practices in Psychologist Education: Bibliometric Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia; MOURAO, Luciana  and  MARTINS, Lara Barros. Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2015, vol.35, n.4, pp.1024-1041. ISSN 1414-9893.  https://doi.org/10.1590/1982-3703000312014.

A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais.

Keywords : Treinamento; Avaliação; Estratégias de Aprendizagem; Educação a Distância; Educação Corporativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )