SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Leadership and Satisfaction in Young Athletes: Testing the Hypothesis of Congruence of the Multidimensional Model of LeadershipA Brazilian Psychology and the Indigenous Peoples: Updating the State of Art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

MELO, Lúcia Petrucci de  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Prevalência e Preditores de Burnout em Bombeiros. Psicol. cienc. prof. [online]. 2016, vol.36, n.3, pp.668-681. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-3703001572014.

Compreendida como um fenômeno psicossocial, a Síndrome de Burnout ocorre como resposta ao estresse laboral crônico e reflete importante desafio da vida profissional no século XXI. Profissionais que lidam com situações de emergência, por entrarem em contato com eventos traumáticos, estão mais suscetíveis ao comprometimento de seu bem-estar físico e emocional. A Síndrome de Burnout apresenta-se como uma das possíveis consequências geradas por esta atividade. O estudo teve por objetivo identificar a prevalência de Burnout em bombeiros, bem como verificar a existência de associação entre Burnout e as variáveis sociodemográficas, laborais e estratégias de enfrentamento. A amostra, probabilística, constituiu-se de 132 participantes. Para a coleta de dados, utilizou-se Questionário Sociodemográfico-laboral, Questionário para Avaliação da Síndrome de Burnout (CESQT) e Escala de Coping no Trabalho (COPE). Os resultados identificaram uma prevalência de 3,0% de profissionais no Perfil 1 de Burnout e 2,3% no Perfil 2. A análise de regressão multivariada (stepwise method) apontou as estratégias de enfrentamento como principais variáveis preditoras de Burnout. Este estudo contribui para aprofundar as implicações de Burnout nesta categoria profissional, bem como ressaltar a relevância de estudos de intervenção voltados para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento como meio de promoção da saúde ocupacional destes profissionais.

Keywords : Burnout; Coping; Bombeiros; Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )