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Psicologia: Ciência e Profissão
versão impressa ISSN 1414-9893versão On-line ISSN 1982-3703
Resumo
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; SANTOS, Anelise Schaurich dos e DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação. Psicol. cienc. prof. [online]. 2016, vol.36, n.4, pp.864-876. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/1982-3703003052015.
O objetivo deste estudo foi identificar o que induz os estudantes universitários a buscarem a realização de atividades extracurriculares, em que tipo de atividades se envolvem e como avaliam esse envolvimento. Participaram desta pesquisa 24 estudantes de dois cursos de graduação (Psicologia e Economia) de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual e foram submetidas à análise de conteúdo temática. As informações sugerem que os estudantes percebem a necessidade de buscar conhecimentos e oportunidades para complementar sua formação. Para tanto, envolvem-se em trabalho voluntário, projetos de pesquisa e extensão, e estágios. De maneira geral, as atividades extracurriculares são avaliadas como positivas, pois possibilitam a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. Contudo, os estudantes encontram dificuldades na procura por atividades não obrigatórias. Conclui-se que a exploração profissional pode auxiliar no envolvimento dos estudantes com o curso, além de ajudar no amadurecimento de comportamentos autodidatas, que são benéficos especialmente para o período pós-formatura, no qual há a preocupação de se inserir no mercado de trabalho.
Palavras-chave : Estudantes Universitários; Ensino Superior; Atividade Extracurricular.