Acessibilidade / Reportar erro

Avaliando e Ensinando Técnicas da Taxonomia Lemov para Professores do Ensino Fundamental1 1 Nota: Este estudo é derivado da dissertação de Mestrado da primeira autora, com orientação do segundo autor, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Jade Cristine Trindade Martins contou com bolsa de mestrado do CNPq. Carlos Barbosa Alves de Souza CBAS é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, financiado pelo CNPq (Processo #573972/2008-7) e pela FAPESP (Processo # 2008/57705-8).

Evaluating and Teaching Lemov’s Taxonomy Techniques for Elementary School Teachers

Evaluando y Enseñando Técnicas de la Taxonomía Lemov para Maestros de la Educación Primaria

Resumo

Para a Análise do Comportamento o professor é essencial como programador e aplicador de contingências de ensino em sala de aula. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Este estudo procurou avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e pós-treino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas “Sem Escapatória” e “Puxe Mais”, através de cartilhas e role-play com feedback. Após a intervenção houve aumento da frequência de técnicas utilizadas para execução de perguntas aos alunos, relacionadas às técnicas treinadas. Porém, observou-se baixa ocorrência de “Sem Escapatória” e “Puxe Mais”, usadas apenas por metade dos participantes, indicando efeito parcial do treinamento sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento.

Formação de professores; Taxonomia Lemov; Análise do Comportamento Aplicada à Educação

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br